Segundo o Itamaraty, há mais de 1,4 milhão de brasileiros vivendo nos Estados Unidos (EUA), um terço deles na Flórida, estado com forte tradição latina e que comporta cidades como Orlando e Miami.
Há diversas opções para manter o contato com a sua família e os seus amigos. Os EUA são um dos países mais conectados do mundo, principalmente nas áreas urbanas, o que torna relativamente fácil e acessível manter-se comunicável.
Moradores dos EUA usam celulares e telefones fixos. Todos os números de telefone começam com um código de área de três dígitos, que indica a região de origem da chamada, seguido pelo número de telefone de sete dígitos.
Para ligar para sua família ou amigos nos EUA, você pode adquirir um cartão telefônico internacional pré-pago, que permite fazer chamadas telefônicas de longa distância por uma tarifa fixa.
Os aplicativos com base em VoIP (em inglês, Voice over Internet Protocol – “Voz sobre IP”) permitem que se façam ligações internacionais com taxas mais baratas do que uma operadora de telefonia. Para fazer uma chamada VoIP, é necessário ter computador, tablet ou celular e uma conexão com a internet.
VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transformar sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia – como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.
São várias as vantagens da tecnologia. Além de baratearem o custo das ligações telefônicas, o VoIP ainda permite que várias chamadas ocupem o mesmo espaço, que é preenchido somente por um na telefonia tradicional. Na rede convencional, dez (10) minutos de ligação consumiam dez (10) minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbp/s, enquanto, com VoIP, a mesma ligação pode ocupar somente 3,5 minutos do tempo de transmissão a 64 kbp/s, deixando o restante livre para outras chamadas.
Caso ligue muito para os EUA, veja se a aplicação com VoIP oferece assinaturas ou taxas mensais fixas para um número pré-determinado de minutos. As assinaturas podem reduzir de forma significativa os custos por minuto de um VoIP.
Veja, abaixo, duas opções para ligar para os EUA usando seu computador ou celular:
– Para ligar de um computador para um numero fixo ou celular: BlasterPhone oferece os melhores planos, sem mensalidade. Veja aqui os planos da BlasterPhone.
– Para ligar de um celular para outro celular ou numero fixo: a melhor opção é o cartão telefônico virtual BlasterCard. Veja aqui todos os cartões disponíveis.
Não fique sem falar com sua família (por conta do preço alto):
Uma ligação de seu celular para outro celular ou telefone fixo nos EUA custa somente 20 centavos de real no seu cartão telefônico internacional BlasterCard.
Não fique sem falar com sua família (por conta do fuso horário):
Algumas localidades nos EUA, principalmente na costa oeste, têm um fuso horário bem diferente do nosso. Muitas pessoas acabam deixando de falar com a família por receio de ligar no meio da madrugada. No entanto isso não é desculpa para ficar vários dias ou semanas sem entrar em contato com quem você ama nos EUA. Nesse caso, o ideal é combinar, de antemão, um horário que fique bom tanto para você quanto para eles.